informações
Próteses
Substituição de um órgão natural que falta por um artificial (olho, nariz, braço, perna, etc.) - (do grego prothesis, ação de colocar diante). É muitas vezes necessário, por razões estéticas ou práticas substituir uma parte do corpo, perdida por doença ou traumatismos, por cópias mais ou menos eficientes do órgão natural “próteses”. Desde os tempos imemoriais que tal prática é comum:
- Heródoto, historiador grego (Halicarnasso, c. 484 – Túrio, c. 420 a C.) fala de um homem que tinha uma prótese de um pé em madeira;
- Os Romanos levaram a manufatura de membros artificiais a um alto grau de eficiência, como se prova por uma prótese de uma perna minuciosamente formada por finíssimas placas de bronze, achada em um túmulo em Cárpua;
- Goetz von Berlichingen, cavaleiro alemão, o mão de ferro (Jagsthausen, Württenberg, 1480 – Hornberg, 1562) para substituir sua mão direita, que havia perdido, tinha uma prótese produzida em ferro;
- Ambroise Paré, cirurgião francês (Bourg-Hersent, perto de Laval, c. 1509 – Paris, 1590). Foi cirurgião de diversos monarcas e tornou-se célebre com a descoberta da ligadura das artérias, que substitui a cauterização nas amputações, também escreveu um capítulo sobre membros artificiais “próteses “.
Braços
Pernas
Pés Mecânicos
Joelhos Mecânicos
Olhos
Nariz
Perguntas e respostas
Dúvidas Gerais
Quanto tempo vai ser necessário ter a minha presença? Minha residência é no Rio Grande do Sul.
Varia muito dos cuidados de conservação e de utilização, para um usuário normal uma prótese tem uma vida útil média de dois anos e meio.
QUANTOS DIAS DEMORA A PRODUÇÃO DA PRÓTESE?
O tempo mais seguro a se calcular é o de 20 dias, mas podemos demorar somente 10 dias.
Qual o procedimento para executar o pedido?
Marcar uma visita a um ponto de atendimento, tirar as medidas, realizar os moldes e efetuar o pagamento, essa visita por precaução deve ser marcada com uma semana de antecedência.
Quanto tempo vai ser necessário ter a minha presença?
Existem duas possibilidades: a. Ficar 10 dias corridos em SP e volta com as próteses; b. Viaja a SP, pela manhã tira medidas e moldes, combina nova visita para prova e entrega das próteses, no mesmo dia volta para casa.
Como é a manutenção da prótese estética?
Poderá lavar com sabão neutro uma vez ao dia, lembrando de tirar a prótese para dormir todos os dias.
Gostaria de saber a vida útil da prótese estética?
Varia muito dos cuidados de conservação e de utilização, para um usuário normal uma prótese tem uma vida útil média de dois anos e meio.
Quanto tempo depois da amputação podemos começar a usar prótese?
Quem deve determinar o momento oportuno é o médico, mas podemos dizer, que uma vez cicatrizado o coto, e depois de uns dias de uso de atadura redutora, não deverá existirem inconvenientes para usar a prótese, mas a avaliação deverá ser realizada caso a caso.
COMO FAÇO PARA COMPRAR? TENHO QUE PROCURAR UM MÉDICO? NÃO SEI COMO FAZER!
Desde que a (o) paciente já tenha alta médica, não necessita de médico para compra das próteses, as negociações e marcação da visita podem ser feita através de nós, a avaliação e tirada de moldes terão que ser feitas em Atibaia ou São Paulo.
Minha filha (o) tem 7 anos pode usar?
Sim psicologicamente é muito vantajoso para o normal "saudável" crescimento de sua filha, ser usuária da prótese, o momento correto para iniciar a utilização é na altura em que a (o) amputado (a) solicitar a prótese.
Que exames ela deve levar para agilizar o tempo de estada em SP?
Quando chegar a São Paulo nós faremos toda avaliação, moldes, medidas, fotografias, coleta de cores formato de unhas e textura da pele em no máximo um dia, depois disso ficará livre.
O material pode sofrer alteração de cor com o passar do tempo?
Se os cuidados de conservação forem seguidos (ex. não riscar a prótese com caneta esferográfica ou não tocar em líquidos extremamente alcalinos ou ácidos), a prótese durante o período de vida útil não deverá alterar a cor, poderá perder parte da cor se tiver uma utilização muito intensiva e ou agressiva.
Amputação de Membros Inferiores
Poderei voltar a dirigir?
Se a amputação é abaixo do joelho, poderá dirigir sem nenhuma diferença de como fazia antes de perdida a sua perna. Se a amputação é a nível da coxa, poderá voltar a dirigir, condicionado alguns fatores (tipo de joelho da sua prótese, o nível de amputação, sua condição física, etc).
Poderei andar em bicicleta ainda que o pé da prótese não seja articulado?
Não é imprescindível o uso de um pé articulado para andar em bicicleta, mas se tem de fazê-lo em forma profissional ou semi-profissional, seria conveniente o uso de um pé desportivo, e se a amputação é a nível da coxa séria aconselhável um joelho policéntrico (multiplicador de força).
Poderei nadar com a prótese?
Não, nenhum paciente nada com a prótese posta já que ela atuará como lastro ao nadar. As prótese anfíbias, podem submergir-se, e molhar-se (numa piscina, caminhando pela orla do mar, etc.) mas à hora de nadar, deverá tirá-la.
Existe alguma diferença entre as próteses para amputação parcial de pé tipo luva e tipo bota?
A luva é indicada para amputações de dedos quando não existe perda da região metarsiana; A bota é indicada para amputações metatarsianas e também quando o paciente necessita de apoio no caminhar, esta prótese não é somente estética como também funcional.
Existe algum modelo especial de prótese para prática desportiva?
Na atualidade todas as empresas internacionais dedicadas à fabricação de prótese, desenvolveram modelos para a prática desportiva já seja a modo profissional ou por hobbie, no ponto que Flex Foot criou diferentes tipos de pés de carbono segundo o esporte que se deseja praticar.
A idade é um fator determinante para que depois de sofrer uma amputação o paciente volte a caminhar?
Na realidade o entrave principal é o condicionamento físico e não a idade, mas é de se supor que uma pessoa jovem se encontra em melhores condições físicas, o verdadeiramente condicionante é o estado anímico e o empenho de que o paciente está disposto a voltar a andar. É indiscutível que se trata de um (a) menino (a) que nasceu com uma agenesia (falta congênita de um membro) ou com uma amputação, sua marcha é conseguida muito rapidamente e sem limites de atividades.
Que tipo de prótese se pode colocar numa amputação parcial de pé?
Existem diversos tipos de prótese, é imprescindível a avaliação prévia do paciente para determinar segundo o tipo de amputação qual dos equipamentos é o mais adequado. Podem ser desde pés confeccionados em silicones mimetizantes (semelhantes à pele humana).
Como a prótese de dedo do pé é fixada?
Se a perda do dedo do pé for total a fixação será feita através de uma pequena luva, se for parcial (tiver falange de sustentação) será fixada por sucção.
Amputação de Membros Superiores
A colocação de uma mão mioelétrica requer cirurgia?
De jeito nenhum, o acionamento de uma mão mioelétrica é realizado por contato da pele, com os sensores que estão localizados dentro do plug da prótese.
Como funciona uma mão mioelétrica?
Treina-se o paciente de modo tal que cada vez que queira abrir a mão protetizada, ponha em movimento os músculos que funcionam para a abertura de uma mão humana e para que o impulso elétrico desses músculos, ative os eletromecanismos da prótese.
A pessoa que possui essa mão mioelétrica pode realizar qualquer atividade?
A prótese myoelétrica substitui em 50% a mão natural através de o movimento de pinça tridigital, as atividades realizadas variam de pessoa para pessoa, mas basicamente no meu caso: facilita a dirigir um carro, possibilita comer de faca e garfo, amarrar o cadarço do sapato, escrever com caneta, digitar, vestir calça, segurar objetos, abotoar a camisa ou calça, etc, as possibilidades são infinitas.
Próteses Faciais
Como será a fixação da prótese facial? Existem riscos?
Não, nenhum risco, caso a fixação seja por pinos sofrerá uma pequena intervenção cirúrgica, mas sem nenhum risco vital, se preferirem a fixação através de cola não acontecerá nenhuma intervenção.